sexta-feira, 9 de março de 2012

Peixes são encontrados mortos em arroio em São Pedro do Sul

Intoxicação por agrotóxicos ou excesso de calor? Foram as duas possíveis causas apontadas por autoridades ambientais para explicar a mortandade de peixes ao longo do Arroio Iamandá em São Pedro do Sul. Moradores da Vila Linhares perceberam o surgimento de peixes mortos no começo da semana. A denúncia chegou à Vigilância Sanitária do Município na quarta-feira (07 Mar). Os fiscais municipais registraram o caso na Polícia Civil e acionaram a 1ª Companhia do 2° Batalhão Ambiental da Brigada Militar em Santa Maria.
Foto: Rafael Menezes
Segundo o fiscal sanitário Hielderson Pancieira, que esteve no local na última quarta-feira, os moradores contaram que notaram uma pequena mudança na cor da água, que ficou esbranquiçada, e depois, os peixes começaram a aparecer mortos. Pelo menos 300,segundo o relato de uma moradora à equipe do Batalhão Ambiental de Santa Maria que também fez uma vistoria na área. De acordo com a sargento Rita da Cássia Ferreira, os peixes podem ter sido intoxicados por produtos agroquímicos, porque o curso d´água fica próximo a lavouras e estaria na época de aplicação dos defensivos, ou pode ter sido o excesso de calor que faz diminuir a oxigenação na água. Porém, é difícil afirmar com certeza a origem da mortandade:


_ Como fazia mais de 48 horas, os peixes estavam em avançado estado de decomposição. Além disso a água não é parada. Os dois fatores impediram a coleta de material que não identificaria a real causa _ explica Rita de Cássia acrescentando que se tivessem sido acionados na segunda ou terça-feira poderiam fazer a coleta e comprovar as suspeitas por meio de exames laboratoriais.
Foto: Rafael Menezes
Fonte Ticiana Fontana:http://wp.clicrbs.com.br/meioambiente/2012/03/09/peixes-sao-encontrados-mortos-em-arroio-em-sao-pedro-do-sul/?topo=52%2C1%2C1%2C%2C165%2Ce165&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário