quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

QUAL É O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PALAVRA ESPORTE?


Gostaria de postar meu primeiro texto escrevendo sobre cultura, sobre as comemorações que a cidade está fazendo para comemorar Natal e virada do ano, mas um acontecimento em especial me trás até aqui para manifestar minha opinião como profissional da aréa do esporte e educação.

Tudo certo para que domingo dia 5 de dezembro ocorresse a final de futebol sete na cidade, até ai tudo bem!Pórem, o espetaculo ficou marcado por uma pancadaria generalizada entre as mulheres (ou atletas que se julgam) que levaram a campo pequenas rixas e provocações que saturaram justamente naquele dia!

Então através deste manifesto minha indiginação com o episódio onde vi mulheres se arranhando, socando, puxando, as familias presentes apavoradas com o que viam, crianças chorando querendo ir embora e homens tentando agredir as atletas e outros tentando defendê-las. Outra coisa que chamou a atenção foi a presença de pessoas com bebidas alcoolica alterando ainda mais os ânimos.

Bem, mas vamos então ao verdadeiro significado da palavra esporte que muitos acham que sabem do que se trata.

A pratica esportiva é um incentivo que recebemos desde criançinhas, não é mesmo? Trata-se de algo muito saudável que faz nosso corpo funcionar, agitar, explorar nossas capacidades físicas em prol de boa saúde.

A palavra ESPORTE vem de origem grega "SE DEPORTE" que significa simplesmente "DIVERTIR-SE" palavra que provém da pratica do esporte olimpico na antiga grécia e vem antes mesmo da origem do famoso futebol.

O nosso futebol diz a história muito antiga era um esporte que praparava para a guerra, onde os adversários pegavam os inimigos e chutavam as cabeças, isso muito antes do "Charles" apresentar o futebol de forma regularizada.

Sentada assistindo o jogo no domingo lembrei-me da história dos esportes que aprendi durante a faculdade, das origens onde homens de outras épocas (eras) prativavam seus esportes!Também senti que o mundo em volta retrocedeu séculos e séculos na história naquele momento. A racionalidade humana foi esquecida por algun minutos.

Muito tempo se luta pelo esporte feminino na cidade para que seja reconhecido e respeitado. E pisódios assim só mancham um trabalho feito por profissionais que promovem e zelam pela pratica esportiva como direito do cidadão. Mas algumas pessoas se esquecem e acabam por ferir o espaço de quem realmente ama "divertir-se" sem o uso de violência, seja qual for o tipo. Vamos nós de novo começar do zero a nossa história.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, vlwsss...
    irao_maiden

    ResponderExcluir
  3. Caramba, realmente me impressionei com suas palavras!

    ResponderExcluir
  4. eu amo esporte prinsipalmente o futebol sou corintiuana obrigada por falar o que eu ñ sabia

    ResponderExcluir
  5. Qual a fonte que diz que a origem etimologica da palavra esporte é essa que você cita no artigo?

    Benedito - http://www.preparacaofisica.com

    ResponderExcluir
  6. Mto bom,*_*!
    parabéns!

    ResponderExcluir